Resenha: Maze Runner - Correr ou Morrer por James Dashner


Maze Runner - Correr ou Morrer
Editora: V & R
Páginas: 426
Nota: 4/5

Sinopse: Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho. Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam "A Clareira", um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo. Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr... correr muito





Maze Runner conta a história de Thomas, um jovem que acorda em uma caixa escura não se lembrando de nada sobre seu passado, nem mesmo sua idade. Quando finalmente a caixa se abre Thomas acaba por se ver cercado por crianças e adolescentes sendo todos estes do sexo masculino. Ele estava em um local totalmente cercado por muros com pequenas aberturas que lavava a um labirinto.

Thomas com a ajuda de Chuck e Minho consegue aprender um pouco sobre a vida na clareira. Descobre que la existe uma espécie de governo hierárquico porém cada integrante é tratado de forma igual e todos tem uma grande importância para o desenvolvimento da clareira.

Que esse meio-trolho sirva de advertência a todos: Não se pode escapar pelo foço da caixa 

Os clareanos tentam encontrar uma saída de volta para a sociedade através do labirinto porém esse trabalho se torna mais complicado do que deveria ser pois as paredes do labirinto mudam de lugar diariamente além dos verdugos - monstro mecânicos que vivem no labirinto - que server para deixar o trabalho dos corredores ainda mais difícil.
Tudo isso muda quando Teresa chega. Teresa era até então, a única garota que tinha chegado na clareira e foi também a última a chegar lá.

O livro tem uma leitura bem agradável e de fato foi uma experiência bem interessante. Correr ou Morrer é um livro com poucos erros ortográficos todavia estes não atrapalharam em momento algum a leitura e o entendimento do livro. James Dashner  focou muito em como era a vida na clareira e toda a história dos clareanos - O que em certos momentos dificultou a leitura e deixou o livro um pouco chato e entediante - Porém no final do livro o autor colocou a quantidade certa de ação e com isso deixou o livro superinteressante. O final é algo surpreendente e com isso o leitor fica instigado a saber o que acontece nós próximos volumes


8 comentários

  1. Legal a resenha, já estou bastante curiosa para ler o livro e agora que lançou o filme tambem quero assistir. Você já viu o filme? É muito diferente?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ita!

    Cara, eu estou LOUCO para adquirir meu exemplar, sabia? E não somente por causa do filme (que, por sinal, ainda não assisti), mas pelo enredo que parece ser fantástico. Desde o início do ano, quando entrei no meio literário e tomei conhecimento da obra, fiquei fascinado! Espero comprar e ler ainda esse ano ao menos o primeiro livro da série!

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ola tudo bem?
    Estou vindo aqui no seu cantinho pela primeira vez e tenho que confessar que gostei bastante, principalmente do seu conteudo.
    Estava lendo sua resenha de Maze Runner e simplesmente adorei.
    Estou doida para ler o livro e assistir o filme, embora eu faça o contrário, até porque ainda não tive oportunidade de tempo para ler.
    Eu achei super interessante a história e acho que é do tipo que te prende até o fim né? Enfim...Vou procurar ler ele logo, até porque todos tem comentado muito bem após ter assistido o filme no cinema =]

    Parabens pelo seu blog
    adorei...Vou te seguir tá? Poderia me seguir também?
    Ficarei feliz !!
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Ita!
    AHHH tanta gente comentando sobre este livro que estou aqui morreeeeendo de vontade de ler ele, pretendo comprar a série antes do ano acabar :P
    Adorei sua resenha, me deu ainda mais vontade de ler!
    E também quero muuuuuuuito assistir o filme! KKK
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com vc Ita. O primeiro livro eu achei bem devagar, principalmente o começo, que ficou muito tedioso devido a longa narrativa. Mas o final me pegou de surpresa e o segundo ta me levando a loucura com tanta ação. Eu diria que Dashner fez um bom trabalho.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Italo! haha Aqui estou...hoje vi que estava passando o filme e não quis ver porque queria ler o livro antes... Mas poxa, é bom? Não sou muuuito chegada em livros de fantasia mas tá todo mundo falando de correr ou morrer? Ele é muuuito descritivo no começo? Espero dicas suas =D e seu blog é lindo lindo lindo! hehehe Preciso de alguém confiável para me indicar esse tipo de livro... xD
    Mas pela sua resenha com algumas ressalvas do começo é bom, não?
    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Italo. Estou louca para ler esse livro. Primeiro porque só leio resenhas positivas e, em segundo, por querer muito ver o filme! :D Adorei a sua resenha. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oie Italo!
    Eu li e não gostei. Na verdade achei o Thomas um saco (rsrsr). Eu não sei... Ele é muito chato. Sem condições...
    Mas quanta enrolação até chegar na parte legal, né? Mesmo assim eu provavelmente vou ler a continuação por causa do final... Preciso saber como tudo vai acabar!

    ResponderExcluir