Resenha: A 5 Onda por Rick Yancey

Olá pessoal, trago para vocês a resenha do último livro que li antes de começar a #MaratonaDeFérias. Em "A 5° Onda" eu tive bastante surpresas positivas e espero conseguir retratar todas elas por meio dessa resenha.



A 5 Onda
Editora: Fundamento
Páginas: 367
Nota: 4/5


Sinopse:  Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora inicia-se A QUINTA ONDA. No alvorecer da quinta onda, em um trecho isolado da rodovia, Cassie foge deles. Os seres que parecem humanos, que andam pelo campo matando qualquer um. Que dispersaram os últimos sobreviventes da Terra. Cassie acredita que, estar sozinho é estar vivo, até que conhece Evan Walker. Sedutor e misterioso, Evan Walker pode ser a única esperança de Cassie para resgatar seu irmão — ou até a si mesma. Mas Cassie deve escolher entre a esperança e o desespero, entre a rebeldia e a entrega, entre a vida e a morte. Entre desistir ou contra atacar. 





A 1° Onda: Apagam-se as luzes
A 2° Onda: Começa a Arrebentação
A 3° Onda: Pestilência
A 4° Onda: Silenciador.




No início desta história temos como personagem principal  Cassie. Cassie é uma sobrevivente, ela luta a cada dia que passa pela sua sobrevivência, esperando encontrar alguém. Esperando não encontrar ninguém. Quem é confiável? Os "outros" haviam tomado a forma humana e era impossível distinguir alguém que fosse ou não algum alienígena vindo de outro planeta.

Cassie relata tudo que aconteceu desde a 1° onda até a 4° e fica pensando sobre a 5° onda. O que ela seria? De que mode viria? Quantos mataria? Essa era uma pergunta na qual ela não saberia responder. Desde quando perdera  seu pai para a morte e seu irmão para os Outros que ela está vagando. Seu objetivo: Acha Sammy. Ela tinha que achar, havia prometido que jamais o abandonaria.

Algumas Lembranças nunca podem ser deixadas para trás. Elas não pertencem ao passado. Elas pertencem a você

Enquanto Cassie vaga e faz grandes descobertas sobre essa nova raça que invadiu seu planeta, Sammy está em outro local, uma base militar. Não é mais conhecido como Sammy, seu novo nome é Nugget e ele é o mais novo desse lugar. Tem que fazer coisas que normalmente crianças da idade dele não fariam nem em seus piores pesadelos.

Como personagem secundário temos Zumbi ou Ben Parish - Vamos ficar com zumbi, okay? - como Sammy, ele também tinha uma vida porém foi parar na base militar. Zumbi queria muito terminar o seu treinamento para poder sair dali e nunca mais ver Reznik seu instrutor-chefe. Tudo muda quando Nugget chega, pois ao se ver livre tem deixado uma coisa para trás: um amigo.

Medo - Ele sussurra no meu ouvido como se estivesse me contando um segredo - Para a gazela, medo de ser devorada. Para o leão, medo da fome. O medo é o elo que liga os dois.                                                                                                          

Surpresa, essa palavra sem dúvida definiu A 5° Onda para mim. Não sabia oque esperar do livro. Não li resenhas nem nada sobre ele e Rick Yancey conseguiu fazer com que eu devorasse o livro em apenas uma semana.  - leria mais rápido se não fosse pelas avaliações finais.

Fiquei impressionado com a forma que Rick fez todo o cenário, os personagens e principalmente "os outros". Não temos como alienígenas aqueles monstrinhos de cabeça verde e olhos pretos. Ele são realmente pessoas e ao mesmo tempo não são.  Em vez de focar em um romance ele foca em ação, muita ação. Mesmo tento uma narrativa em terceira pessoa é possível ver os conflitos psicológicos que os personagens sofrem durante o enredo, e isso sem dúvida rendeu pontos positivos. O que me chateou um pouco foi que o livro está cheio de pequenos erros de gramatica, porém nada que atrapalhe a leitura. 

Sabe quando, às vezes, você diz a si mesmo que tem escolhas, mas na verdade essa escolha não existe? O simples fato de existirem alternativas não significa que elas se apliquem a você.

20 comentários

  1. Muito bom, cara! Até me interessei!

    ResponderExcluir
  2. Uau, fiquei bastante curiosa e interessada nesse livro! Apesar de ser escrito por um autor homem - eu tenho umas "peculiaridades" e geralmente não costumo gostar de livros escritos pelos mesmos, são casos raros os que me interessam, então acredite, ou sua resenha é muito foda ou o livro é bom demais para até eu querer le-lo :p
    www.muchdreamer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Italo, meus parabéns pela resenha, até mesmo eu que não gosto muito do gênero fiquei com um gostinho na boca para conhecer. Mesmo sabendo que são uma série com bastante livros, achei bem interessante a premissa dele. Já ouvir vários comentários em relação ao livro e parece ser muito bom. Com certeza irei querer ler.
    Beijos e sucesso.
    chuvaelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ja tinha curiosidade por esse livro, agora então. Pelo jeito o filme vai sari e eu num vou ler. Queria muito, pq pretendo somá-lo a minha lista de distopias para o tcc :3 A narrativa parece ser super envolvente!

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ítalo.
    Eu estou louca para ler esse livro, e depois de ver a Chloe no elenco do filme fiquei mais curiosa ainda. Eu só li apenas um livro com a temática aliens e apesar de não ser tãaaao fá de scifi alguns realmente me chamam a atençao.

    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  6. Oi, Italo!
    Sério que o livro tinha erros gramaticais? Uma pena… Quando a história é tão boa assim, esperamos que algo tão pequeno quanto uma escrita incorreta não exista. Esse é um livro que desejo ler há muito tempo, mas acredita ser a primeira resenha sobre ele que vejo? E gostei muito! Sei que vou curtir a leitura quando puder ter A 5ª Onda em mãos. :)

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ola Italo a premissa do livro me chamou atenção mesmo não sendo muito fã de Aliens , darei uma chance a leitura após sua ótima resenha . Pena que encontrou erros gramaticais. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Ita! Tudo bom?
    Acho a capa desse livro incrível, desde que lançou me surpreendo com ela :o compraria pela capa AHUSHAUSHA
    Pelo jeito que você descreveu a história na resenha, irei gostar bastante quando ler (vai saber quando, né?)
    Adorei a resenha e quero ler ele logo!
    Abraços Ita!

    ResponderExcluir
  9. Oi Ítalo.
    Eu acabei de comentar em outro blog que esse livro está na minha listinha de leituras desejadas, nunca li nada parecido com essa proposta.
    Já li outras resenhas e todos se surpreendem com esse enredo, e a sua opinião está bem empolgante...acho que vou começar a organizar uma listinha de prioridades para 2015.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  10. Já ouvi falar bastante a respeito do livro, mas nunca me interessei por ele de verdade, a sua resenha tá me dando o ar dá dúvida, vou adiciona-lo na minha listinha bora ver o que dá.

    xoxo!
    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    Eu só conheci esse livro quando vi a notícia de que viraria filme, aí bastante gente correu para ler antes da adaptação...haha' vou esperar um pouco mais para ler, mas já está na listinha de desejados ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Tenho muita vontade de ler esse livro, gosto de distopias, e essa ainda tem elementos sobrenaturais, rs. Fiquei curiosa com esses alienígenas, como eles podem ser e não ser parecidos com os humanos ao mesmo tempo, rs.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bom?
    Eu gosto de livros distópicos e a 5 º onda tem várias características que me agrada nas leituras. Apesar de não curtir alienígenas nos livros, confesso que a proposta da história me deixou bem curiosa.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/2014/12/

    ResponderExcluir
  14. Já li e resenhei este livro e devo dizer que fiquei super empolgado em saber que o livra vai virar filme, e é claro que estou doido para ler a continuação!

    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oiii
    Faz um bom tempo que não vejo uma resenha desse livro o que me faz lembrar que tenho ele aqui para ler... lembro-me de ter lido uma resenha bastante inspiradora para compra-lo além do atrativo distópico que amo... Sua resenha foi bem simples e de certa forma empolgante... eu sei como é a falta de tempo de ler o que faz que a gente as vezes demore mais do que quer para finalizar uma história......Xero!

    ResponderExcluir
  16. Sempre leio resenhas bem legais sobre esse livro. Ainda não sei se eu iria gostar da leitura, mas com certeza, só vou saber lendo, certo?

    beijo
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Nunca ouvi falar sobre esse livro.
    Sua resenha está muito boa, mas apesar disso eu não gostei muito da história. Não é o tipo de livro que costumo ler. Mas o que importa é que você adorou.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Este é um livro que já vi muitos falarem bem, a história, os personagens parecem ótimos, e pelo fato de ser uma distopia, me deixa ainda mais curiosa, pois este é um gênero que eu tenho gostado muito, espero ler em breve a 5° onda. :D

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  19. Olá tudo bom?
    Já ouvi falar muito bem deste livro, porém ele não tinha chamado a minha atenção até hoje, rs com a sua resenha. E agora vou ter que comprar urgentemente o livro. Seu maldoso! rsrs
    Adorei a resenha e o livro pareceu ser muito bom.
    Beijos

    http://cantodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Eu ainda quero ler esse livro e está até na minha lista de desse ano, mas ainda não tive tempo. Já li muitas resenhas que falam que ele é bom e isso me fez querer saber como é pela minha visão, além de que o filme será lançado dia 21 (meu aniversário). Adorei o blog e já está em meus favoritos.

    Meu blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir