Resenha: Simon vs. A Agenda Homo Sapiens por Becky Albertalli



Simon vs. A Agenda Homo Sapiens 
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
Nota: 3/5
Ano: 2016  |  Skoob  |  Compre


Sinopse: Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte. Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar. Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu. Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos.

Um dos maiores "hypes" do ano passado foi sem sombra de dúvidas Simon vs. A Agenda Homo Sapiens. Não faltaram comentários elogiando a escrita o enredo criado por Becky Albertalli, e isso acabou me dando ao mesmo tempo vontade e receio de ler a obra. Aconteceu que após passar toda essa onda por cima desse livro eu decidi lê-lo, e, infelizmente, me decepcionei um pouco (talvez muito).

Simon é um jovem comum, tem uma vida normal, estuda, tem amigos e também um paquera virtual. O que difere Simon de algumas pessoas é sua opção sexual, pois ele é gay. Mas isso, para Simon, não deveria ser um problema ou algo diferente. Ser gay era para ser algo tão comum quanto ser hétero. Mas não é assim que funcionam as coisas, os preconceitos que rondeiam membros da comunidade LGBT são imensos.

Mas esse não é o ponto principal da história, o fato é que: 1. Simon é gay, sabe disso, mas não se sente preparado para falar para o mundo ainda 2. Ele troca emails com uma garoto de sua escola, mas tanto sua identidade como a do garoto é preservada(Aliás, ele se chama Blue) 3. Um babaca descobre sobre os emails de Simon e começa a chantageá-lo. Diante disso, Simon fica abalado não só pela chantagem mas pelo risco de perder o seu "amigo", Blue, que é muito discreto e tímido.


 Aos poucos o enredo vai tomando forma, e os personagens também. Simon tem três grandes amigos: Leah e Nick, que são amigos desde sua infância e Abby, uma garota nova na área, mas que ele já consegue confiar bastante. Simon sabe que caso "assumisse" para os amigos ser gay não seria um problema, mas isso não é algo que ele queira fazer no momento. E esse é um grande problema de Simon, ele tem esses três como melhores amigos, porém sabe pouquíssimo da vida de cada um deles, esse ponto, em diversos momentos, me incomodou bastante.

Outro aspecto que me chateou durante a leitura foi a não evolução dos personagens, tanto do Simon quanto dos seus amigos. Ao avaliar a leitura após o termino percebi que eles foram os mesmo do início ao fim (não de uma forma positiva). Além disso, a autora deu um desfecho muito vago para os amigos do Simon, que durante a trama, fazem-se importantes, logo, são merecedores de um fim digno e melhor elaborado.


Todavia, o livro não é de todo ruim. Becky Albertalli soube manusear bem as críticas que queria fazer, e usou o personagem Simon, com sua demasiada ironia, para fazer a maioria delas, o que teve em mim, um impacto no qual eu não esperava. Outro ponto positivo desse livro (e que provavelmente agradou muitos pessoas) é o romance. Mesmo sendo partes rápidas, ela conseguiu me cativar com as cenas de Simon e Blue.

Portanto, queria deixar essa indicação para aqueles que tem curiosidade sobre livro, pois ele mesmo tendo me desagradado em algumas partes, conseguiu fazer bastantes fãs. Agora, para um leitor que busca um enredo LGBT com mais romance, Simon vs. A Agenda Homo Sapiens provavelmente não o agradará muito.


Um comentário

  1. Olá Italo!
    Tenho curiosidade para ler esse livro. Li algumas resenhas sobre ele e a maioria teve mais ou menos a mesma opinião que a sua. Pretender ler e espero que curta a leitura.
    Parabéns pela resenha!


    Sorteio: Aniversário de 1 ano do Books! ❤
    Books & Impressions

    ResponderExcluir