Resenha: Uma Chama Entre as Cinzas por Sabaa Tahir


"Você é uma chama entre as cinzas, Elias Veturius. Você vai brilhar e queimar, devastar e destruir"

foto de La Oliphant



Uma Chama Entre as Cinzas
Editora: Verus
Páginas: 432
Nota: 5/5 ♥
Ano: 2015  |  Skoob


Sinopse: Laia é uma escrava. Elias é um soldado. Nenhum dos dois é livre. No Império Marcial, a resposta para o desacato é a morte. Aqueles que não dão o próprio sangue pelo imperador arriscam perder as pessoas que amam e tudo que lhes é mais caro. É neste mundo brutal que Laia vive com os avós e o irmão mais velho. Eles não desafiam o Império, pois já viram o que acontece com quem se atreve a isso. Mas, quando o irmão de Laia é preso acusado de traição, ela é forçada a tomar uma atitude. Em troca da ajuda de rebeldes que prometem resgatar seu irmão, ela vai arriscar a própria vida para agir como espiã dentro da academia militar do Império. Ali, Laia conhece Elias, o melhor soldado da academia — e, secretamente, o mais relutante. O que Elias mais quer é se libertar da tirania que vem sendo treinado para aplicar. Logo ele e Laia percebem que a vida de ambos está interligada — e que suas escolhas podem mudar para sempre o destino do próprio Império.


Dentre grandes nomes de escritores que escrevem fantasia eu optei por Sabaa Tahir e esta é uma escolha na qual eu jamais vou me arrepender de ter feito.

Laia é um jovem que mora com os avós e o irmão. Ela perdeu os pais e a irmã e pouco fala sobre eles. Seus dias passam-se costumeiramente ajudando a avô com o ofício de curandeira ou sua avó com venda de geleias. Laia e uma erudita. Toda a sua família é. Isso quer dizer que eles estão a mercê de um império no qual os patrulha e oprime, que por ter vencido uma guerra consegue por medo em toda uma nação. E diante tudo isso, ela não consegue ficar calma ao ver o irmão chegando tarde em casa, patrulhas são frequentes e se o pegarem ela perderia mais alguém de usa família. 

Porém Darin não estava sendo vigiado apenas por Laia. O império estava de olho nele e e ter passado algumas noites fora traria um preço bem alto par Darin, sua irmã e seus avós. Os Máscaras, guardas da mais alta patente do exército marcial vão atrás de Darin, acusando-o de espionagem. Sem ter o que fazer e para tentar ajuda-lo futuramente Laia foge e vai atrás da resistência, um grupo de eruditos que lutam contra os marciais.

Eles ajudariam-na, mas com um preço: Laia teria que ser escrava da comandante dos máscaras e passar informações sobre todo o funcionamento do quartel para a resistência. Somente assim Darin seria salvo da prisão em que se encontrava. Porém, ser escrava da comandante vai se demonstrar ser uma tarefa bem mais complicada do que parece ser.

Eu convivo com a culpa. Mas existem dois tipos de culpa, garota:o tipo que te afoga até você se tornar inútil, e o tipo que inspira sua alma para um propósito.

Em um lado totalmente oposto se tem Elias, um máscara, filho da comandante mas nunca reconhecido pela mesma. Elias é um dos mais fortes entre os máscaras e está a um passo de terminar seu treinamento, mas não é o que ele quer. Nunca foi. Ser um máscara, trabalhar para o império, ter que lidar com eruditos... Elias nunca quis isso, mas quando os sábios lhe escolherem desde cedo para ir para a academia para o treinamento, ele não teve escolha.

Prestes a se formar ele tem um plano louco de fugir, mesmo sabendo que se fosse pego, - o que não era impossível tendo em consideração o treinamento dos máscaras - teria uma punição muito severa e irreversível: a morte. Deposto a correr o risco Elias quase conclui o plano dele, mas sua amiga Helene o acha e todo o plano vai por água abaixo, pelo menos naquele momento.

Só que, definitivamente o destino não estava à favor de Elias. Os magos anunciam um tipo de "concurso" onde quatro jovens dentre os máscaras que estariam se formando deveriam participar, um concurso que definiria uma nova dinastia para os marciais, um concurso que elegeria um novo imperador. Elias e sua amiga Helene foram escolhidos junto com outros dois homens. A competição começaria e Elias sabia que não participar não era uma boa opção. Entretanto ser o novo imperador também não estava.


Uma Chama Entre as Cinzas é um livro para tirar o folego de qualquer um que curta uma boa fantasia. Sabaa Tahir consegue fazer uma ótima ligação entre os personagens tornando a trama muito instigante. Vale acrescentar que durante o livro todo fica uma tensão do que irá acontecer com Elias e Laia, sobre como eles vão lidar com os desafios e as dificuldades tentando, acima de tudo, manterem-se vivos.

Uma Chama Entre as Cinzas é um livro que me arrependo de não ter lido antes, e que se tornou um dos meus favoritos desse ano. Para quem quer uma fantasia bem escrita, surpreendente e instigante, esse é o livro!

17 comentários

  1. "Para quem quer uma fantasia bem escrita, surpreendente e instigante, esse é o livro" Você me ganhou nessa parte, pois estou procurando algo assim. Não conhecia o livro, mas adorei a resenha e agora pretendo comprar!

    ResponderExcluir
  2. Falou em fantasia é comigo mesmo. kk
    Cara eu também me arrependo, mas de não ter conhecido essa obra! Sou quele tipo de pessoa que é fissurado por uma fantasia e mesmo não gostando quero ler! Anotadinho aqui para comprar.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  3. Oiii, tudo bem?
    infelizmente dessa vez a obra em si não despertou meu interesse, esse tipo de livro raramente me agrada, mas parabéns pela resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Nossa adorei sua resenha.
    Nao conhecia e me intressou demais.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Simplesmente fiquei apaixonada pela capa desse livro!
    Melhor ainda foi saber que se trata de fantasia, gênero que gosto bastante.
    Achei a premissa do livro bem interessante e sua resenha me deixou bem curiosa, principalmente a respeito de Laia ser escrava da comandante e como isso irá demonstrar ser uma tarefa bem mais complicada do que parece.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Eu conheço o livro de ver em blogs e também através de outras resenhas, e ele está na minha lista de desejados já tem um bom tempo. Adorei a tua resenha, você descreve a obra maravilhosamente e consegue nos deixar ansiosos por fazer essa leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oiii!!
    Não conhecia o livro, é a primeira vez que leio sobre ele. Achei a história bem interessante, envolvendo os dois lados da moeda: os máscaras e os eruditas. Conseguiu despertar a minha curiosidade.
    Beijoos

    ResponderExcluir
  8. oi ^^ essa não é a primeira resenha positiva que leio sobre esse livro e cada vez mais quero ler, mas ainda não consegui arranjar espaço na fila de leitura para esse livro.
    assim que ler, espero gostar bastante da leitura. Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Esse livro está chamando minha atenção já tem um tempo. Acho a premissa interessante e gostei de saber que é uma obra instigante, bem escrita e que deixa essa "tensão" durante toda leitura.
    Adorei a resenha e espero ler em breve!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá, esse livro parece ser incrível, com um enredo diferente e personagens bem construídos, além de ser o tipo de fantasia que adoro ler *-* Espero poder lê-lo em breve e que ele também se torne um dos meus favoritos *-*

    http://meumundo-meuestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá! Sou fã de fantasia! E sua resenha me deixou louca para ler! Deu para sentir toda a emoção que a história tem, parece ser uma trama bem escrita e que prende bastante o leitor, a capa é linda demais! Abraços!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  12. Nossa, o livro já inicia com a perda do pai e da irmã? Eu fiquei instigada só com a sua resenha e acredito Laia é uma guerreira. Por ser fantasia, acredito que leria rapidamente a narrativa.

    Amanda M.
    Os nós da rede

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Li esse livro no ano passado e é maravilhoso. A história é incrivelmente contagiante e adorei toda a criação dos Máscaras, que realmente me deram arrepios. Espero que em breve o segundo volume seja lançado.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  14. Olá
    muito legal sua resenha, parece ser um livro muito bom, eu o tinha m as troquei pois não é bem meu gênero favorito mesmo assim, bem legal a resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Italo, eu não lembro se já tinha escutado falar sobre esse livro, mas sou apaixonada por fantasia e pelo que você disse a história é bem instigante e viciante.
    Já quero!

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Eu simplesmente não consigo gostar dessa capa. Mas sempre leio resenhas positivas sobre o livro, tanto é que estou começando a quere-lo.
    Sem contar que achei interessante o concurso na história, bem diferente isso.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá, Italo. Já ouvi muitos comentários positivos a respeito deste autor, porém eu não me interessei pela história. Não leria o livro no momento, mas futuramente, quem sabe?!
    Adorei a resenha e a capa do livro é maravilhosa!

    ResponderExcluir